O chaçomobile

Só quem tem um chaço é que sabe o terror psicológico que é quando o único lugar disponível para estacionar é junto a um caixote do lixo (ou ecoponto) e não saberem se no dia seguinte o carro está no mesmo sítio ou se foi levado, por engano, para o aterro (ou centro de reciclagem).
Só quem tem um chaço é que sabe o quão irritante é ter de tirar, todos os dias, papelinhos do limpa pára-brisas de gajos a quererem comprá-lo para peças.
Só quem tem um chaço é que sabe o que é estar constantemente pronto para uma fatalidade e andar sempre com a bagageira cheia com garrafões de água destilada para o radiador, de cabos de bateria e de bombas de ar de pedal.

Só quem tem um chaço é que sabe o que é andar no coração nas mãos quando se ouve um barulho fora do normal dos barulhos que o carro já faz.
Só quem tem um chaço é que sabe o que é andar no Inverno de janelas abertas, a apanhar o frio e a chuva na tromba, porque a sofagem não funciona e o vidro não desembacia.
Só quem tem um chaço é que sabe o que é perder noites a fazer contas ao dinheiro que vai custar a revisão ao bólide para ir à inspecção.
Só quem tem um chaço é que sabe o que é fazer olhinhos ao senhor do centro de inspecções para que o gajo passe o veículo com distinção.

Só quem tem um chaço é que sabe o que é fazer um percurso de GPS à volta de Lisboa porque o ano do carro não o permite entrar no centro.
Só quem tem um chaço é que sabe que apesar de todas as dores de cabeça, de coração e de carteira que causam não conseguimos viver sem eles.

É o meu Twingo. É um "granda" chaço mas eu adoro-o!

18 comentários:

  1. Olá! Descobri agora mesmo o teu blog e, por coicidência, o post é logo sobre chaços! :) Tive um durante um ano e ainda este mês me desfiz dele. Mas uma coisa digo: deixa tantas saudades. Uma pessoa vive tantas peripécias! O meu era de 92!

    Já sou mais uma seguidora, beijinhos :)
    www.luz-e-poeira.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso era um valente chaço :) o meu também 95. Ainda está impecável e espero que se assim se mantenha por um longo período de tempo que gosto muito dele.
      Ainda bem que gostaste aqui do blog :)
      Bjocas

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Nunca mais digas mal do meu lindo bolinhas :-D

      Eliminar
  3. Quem me dera ter um chaço para dar umas voltinhas :P Nem me importava de levar com o vento e a chuva nas trombas por causa da soflagem ahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem tudo é negativo, às vezes apanho tanto frio na cara que noto claramente que todo o qualquer tipo de rugas que eu possa ter desaparece num ápice :D

      Eliminar
  4. Ó Dinona guarda-o bem que já é um clássico e entretanto vale masé uma pipa de massa :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tomara que ele dure muito tempo... gosto muito do meu carrito todo podre ehe

      Eliminar
  5. Eu não tenho um chaço tão chaço (é de 2001, o que já é um avanço), mas é velho, em terceira ou quarta mão (ou mais, eu sei lá) e a agonia que me dá de cada vez que ele faz um barulho estranho é inexplicável. Ando e evitar fazer uma revisão e a deixar ficar para perto da data da inspecção, de forma a não ter de sofrer muito no entretanto. E claro, também tenho sempre direito ao papelinho no limpa pára-brisas. Um dia experimentei deixar ficar, na esperança que não colocassem mais por cima - mas não, eles insistem mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também podes experimentar fazer como eu já fiz. Vais primeiro à inspecção, se passar passou se não passar depois só arranjas aquilo que o fez chumbar e voltas lá outra vez xD. Claro que depois convém fazer a revisão para ele não ficar apeado no meio da rua por outros motivos :D uma pessoa ganha cá uma ginástica que é qualquer coisa ehehehehe.

      Eliminar
  6. Tudo verdade. As aventuras que tive com o meu chaço de 92 foram qualquer coisa (vou deixar isto aqui à descarada lol http://www.liwl.net/310134.html) :D tenho mais histórias com ele do que com o carro "novo" he he he

    No dia que o fui entregar para abate até me deu um nó no coração..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah estou a ver que também és cá das minhas.
      Felizmente o Twingo ainda nao me deixou apeada na autoestrada (deixa-me ir bater na madeira lol).

      Eliminar
  7. Respostas
    1. É mesmo. Só que com este amor ao chaço é impossível haver amor ao dinheiro xD

      Eliminar
  8. Tive um Fiat Uno com mais de 20 anos... deixou-me ficar mal um par de vezes... bendita a hora em que me livrei dele!

    ResponderEliminar
  9. Eu tinha um Renault 5 GTR. Nunca tive coragem de lhe chamar chaço para não o ofender. E na primeira noite de carro novo em casa o R5 dormiu na garagem e o carro novo ao relento. Compreendo bem tudo o que escreveste até à última palavra :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohhhh mas chaço é um termo carinhoso :). O teu Renault tinha tratamento de excelência, sim senhor! Isso é que é qualidade de vida.

      Eliminar

Opina aqui qualquer coisinha!