À la carte

Fui ao Osaka e a minha vida mudou. Não sabia que existiam restaurantes japoneses em que a comida era feita na hora, a pedido e só pagava o preço do menu. Até hoje, ainda só tinha ido a buffets (daqueles em que a comida parece uma pastilha elástica gorila ao fim de ser mascada durante meia hora) e ao Home Sweet Sushi (caríssimo como as cullotes do Luis XV e poucachíssima quantidade) maneiras que isto foi uma experiência avassaladora.
Desconhecia o termo "à la carte" e fiquei fascinada de ver que cada vez que pegava na ementa aparecia-me uma japonesa vinda não-sei-de-onde de bloco em riste pronta para apontar o meu pedido. Parecia um cartoon: eu levantava ementa e ela aparecia, eu baixava a ementa e ela desaparecia e isto vezes sem conta.

Pontos positivos? Comer o meu peso em sushi e em gambas. Queixar-me de dores de barriga mas continuar a comer até sentir o sashimi a assomar-se-me na goela.
A parte chata é que o Abade é um perigo com os pauzinhos e ia-me vazando uma vista. Não sei como é que um dos pauzinhos fez ricochete no outro, saiu disparado contra mim e eu, de tão cheia que estava, nem me mexi, limitei-me a levar com ele na tromba e ainda me fiquei a rir. 

O ponto negativo é que as bebidas são caras que nem pepitas de ouro que eu até torci os olhos por isso fiquei-me por uma latinha miserável de coca-cola que me deu arrotos para o resto da noite.

Assim que fizer a digestão do que comi na semana passada regresso lá.

13 comentários:

  1. Um dia tens que perder o amor ao dinheiro e ir a um restaurante de sushi a sério. O problema é que depois nunca mais vais conseguir comer em buffets e nos Osakas da vida :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai. Lá está a questão é que isso é tão caro e tenho medo de pagar caro e ficar cheia de fome.

      Eliminar
    2. Ficas nada! Onde costumo ir agora, fazes a brincadeira pelos 30-35€ por pessoa e sais de lá a rebolar. Não encontro adjectivos capazes de descrever o quanto bom é que isto (https://www.flickr.com/photos/isacosta/24076151712) estava :D'

      Onde ia antes, uma barrigada andava à volta dos 25-30€ por pessoa. E(ra) tão bom que tornou-se impossível conseguir reserva..

      Eliminar
  2. Costumo lá ir pontualmente e acho que é dos menos maus dentro do género.
    Perde amor ao dinheiro e vai ao rodízio do Sushi Time na Expo. Fico lá 3 horas a engolir sushi...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epá... um dia destes só ganho dinheiro para torrar no sushi xD mas pronto. Pelo que até vi: 25€ é aceitável e o restaurante tem muito bom aspecto.

      Eliminar
  3. Se ainda fosse buffet de francesinhas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai. Já tentei tanta vez gostar de francesinhas mas não há maneira de gostar :( acabo sempre cheia de azia, é muita mistura para mim.

      Eliminar
  4. O Osaka tem um lugar especial no meu coração, foi lá que fiz a minha primeira saída com o meu namorado :) Mas não é dos melhores sítios para se ir numa saída romântica, lembro-me que, desajeitada com os pauzinhos que sou, deixei cair uma gamba no recipiente do molho de soja e depois não a conseguia tirar de lá ahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não estás a ver bem a coisa. Isso é que foi romantismo... pedias-lhes comida à boca :D

      Eliminar
  5. Ó pá, vocês são más. Moro na Provícia e aqui não há Osakas. Más! :)

    ResponderEliminar
  6. Olha, não conhecia (aparentemente sou a única) - se bem que o nome não é estranho. A ideia parece-me melhor que aqueles buffets recheados de comida ressequida da semana anterior. E já fica a nota de pedir uma água com gás, que é barata e ajuda na digestão. Mas a verdade é que há uns dois anos, quando experimentei sushi pela primeira vez, fui comer tantas vezes seguidas que enjoei aquela porcaria. Se penso na coisa ainda sinto a trabalhar-me no estômago. Enfim, veremos se experimento esse.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As gambas não são bem gambas, é mais miolo de camarão. Mas achei o sushi com muito boa qualidade... claro está, que ainda não fui mesmo aqueles sítios gourmet de sushi :)

      Eliminar

Opina aqui qualquer coisinha!